Eva Santoro
PERFORMANCE
Ecoperformance é uma vertente das artes performáticas a partir de uma perspectiva holística de possibilidades diversas do que é ser humano, vivenciando o corpo em conexão com as relações sociais e ambientais.
O conceito de Ecoperformance acontece na relação entre o corpo e o ambiente integrados pela presença vital, onde o ser humano se compreende pertencente à Gaia. O conceito de ecoperformance foi desenvolvido inicialmente por Maura Baiocchi artista brasileira performática que desde 2009, com a companhia Taanteatro pesquisa as artes cênicas “Ecoperformance entende o ambiente e o corpo como dimensões inseparáveis da criação performativa. Em uma ecoperformance, o ambiente constitui um jogo vivo e interativo de presenças e forças. O artista não é o agente central, mas um dos componentes da performance.” e o artista se transforma nessa relação.
A proposta é uma arte híbrida realizada entre as linguagens da performance, vídeo e/ou fotografia. A artista evoca afetividades através de imagens poéticas, trazendo a tona vivências intimas e biológicas, entre a relação do corpo, suas sensorialidades e a relação entre o meio-ambiente.
A percepção da artista está voltada para os sentidos e suas profundidades. A pele, os músculos, os ossos, os órgãos, todo o organismo está sendo dançado, inspirado pelas formas, texturas, sons, cores e luminosidades, sendo a poesia portadora das histórias viventes no bioma Cerrado.
São performances rituais com estéticas que evocam afetividades sensoriais, desvendando a relação com o Planeta Terra através de seus elementos, ao elaborar um repertório que propõe atuar como uma arte medicinal.
ÚTERA TERRA
Residência Artística RASA
Normandia. Caruaru, PE. 2018
TERRA
Galeria SomaSoma.
Alto Paraíso, GO. 2020.
NASCERES
Ressonâncias da Dança
Morro da Baleia
Alto Paraíso, 2018
NINHOS
Chapada Diamantina e
Chapada dos Veadeiros
2017 a 2018
CERRADO EM CINZAS
Ecoperformance
Alto Paraíso, 2017
NU VENTRE TERRA
ECOPERFORMANCE
Alto Paraíso, GO. 2017